quarta-feira, 5 de setembro de 2007

[Guia] - Truques e Dicas Para o Windows XP


Agora que o Windows XP está praticamente de saída (ou não) e o Windows Vista prepara-se para invadir as nossas casas não deixa de ser importante publicar uma série de dicas que permitem melhorar ainda mais o mais vendido sistema operativo de sempre da Microsoft.

Assim recolhemos alguns dos melhores truques para o Windows XP. Para novos utilizadores, ou para quem já usa o XP há algum tempo, nada melhor do que ter à mão alguns dos melhores truques que permitam aumentar a capacidade do sistema operativo, já que este vem “estrangulado” de origem. É quase o que se passa com alguns possuidores de automóveis: aumentam a potência dos mesmos porque não estão satisfeitos com o que vem de fábrica. O melhor é que para aumentar as capacidades do XP não vai precisar de gastar um cêntimo, basta seguir as nossas instruções.

Aqui vai encontrar truques que vão desde a navegação mais rápida na Internet, passando pela memória RAM, aumentar a velocidade do disco duro, desligar e reiniciar o computador mais rapidamente, entre muitos outros.

Navegar mais rápido na Internet

De forma a aumentar a velocidade de acesso a servidores http e ver as páginas web mais rápido, siga estes passos: clique em ‘Iniciar’ e depois escolha ‘Executar’. Nesta janela escreva regedit e carregue em [Enter] ou em ‘Ok’. Estará dentro do Editor de Registo do Windows. Aqui, vai procurar a chave [HKEY_CURRENT_USER\Software\ Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings]. Na janela da direita, crie ou modifique os valores DWORD seguintes: MaxConnectionsPerserver – dar um duplo clique sobre este valor e escrever 4 em ‘Decimal’ (para ADSL escrever 20) e MaxConnectionsPer1_0Server – novo duplo clique sobre este item e escrever 8 em ‘Decimal’ (para ADSL inserir 20). Se estes valores não existirem, crie-os. Para isto clique com o botão direito do rato numa área livre da janela da direita e seleccione, no menu de contexto, ‘Novo’ > ‘Valor DWORD’. Os valores que acabou de inserir correspondem ao número de “chamadas” simultâneas de acesso ao um servidor do tipo 1 ou 1.1. Feito isto, feche o Editor de registo e reinicie o Windows.

Mais memória para os seus programas

Ao iniciar, o Windows perde sempre tempo à procura dos programas que vai utilizar, até que mostra o Ambiente de Trabalho, ou ecrã de boas vindas. Se fecha um programa e o abre de novo, verá que demora menos tempo do que da primeira vez que o abre. Para que os programas que mais utilize abram sempre de forma rápida, nada como experimentar este truque. Mais uma vez, vá a ‘Iniciar’ > ‘Executar’ e escreva regedit. Agora procure a chave [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management]. Na janela da direita dê dois cliques no item LargeSystemCache e coloque o valor 1 (um). Feche o Editor e reinicie o computador.

Libertar memória RAM

Depois de executado um ou vários programas ou jogos, que façam uso intensivo dos recursos do sistema, detectamos que o Windows fica um pouco mais lento. Isto deve-se ao facto dos “restos” das aplicações bloquearem parte da RAM que utilizaram, ocasionando o que se chama “fragmentação da memória”. Mediante um pequeno ‘script’ podemos libertar essa memória, forçando o computador a descarregar o conteúdo da memória para o ficheiro de paginação, de forma que recarregue, de novo, toda a informação activa na memória. Para isto abra o Bloco de Notas do Windows e, dependendo da memória do computador, escreva os valores correspondentes. Assim, se tem menos do que 128 MB de RAM, escreva Mystring=(16000000). Se tem mais do que 128 MB (quase de certeza que sim), escreva antes Mystring=(80000000). Agora guarde o ficheiro com o nome “LibertarRAM.vbe” (é importante não esquecer colocar a extensão .vbe), num local à sua escolha (no Ambiente de Trabalho, por exemplo). Depois, de cada vez que quiser refrescar a memória RAM é só dar dois cliques sobre o ficheiro que criou.

Descarregar da memória dll’s não utilizados

Todos os dll’s que ficam na memória, quando se fecha um programa, são dll’s que não servem para nada, salvo ocupar memoria inutilmente, reduzindo a velocidade de trabalho. Para ultrapassar isto, é melhor forçar a descarga da memória. Com este truque vamos conseguir que o Windows apague estes ficheiros da memória automaticamente. Vá a ‘Iniciar’ > ‘Executar’ > escreva regedit. No Registo do Windows procure a chave [HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer]. No painel da direita clique com o botão direito do rato e seleccione ‘Novo’ > ‘Valor da cadeia’, ao qual vai dar o nome AlwaysUnloadDll. Dê dois cliques sobre este valor e na janela que aparece, em ‘Dados do valor’ insira o número 1 (um). Reinicie o computador.

Mensagem ao iniciar o XP

Podemos configurar o sistema operativo para, ao iniciar-se, mostrar uma mensagem. Isto consiste em colocar um texto que será mostrado ao iniciar o Windows XP, por exemplo para lembrar algo importante (o aniversário da mulher ou namorada, por exemplo), ou para deixar um aviso a outro utilizador do mesmo computador. Para fazer esta configuração vá ao botão ‘Iniciar’ > ‘Executar’. Depois escreve regedit, dá ‘Ok’ e entra no Editor do Registo. Procure a chave [HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsNT\CurrentVersion\WinLogon]. Na janela da direita vai modificar dois valores: o legalnoticecaption, onde deverá escrever o título da mensagem; e o legalnoticetext, com o texto da mensagem propriamente dita. Da próxima vez que reiniciar o Windows XP será mostrada a mensagem que acabou de escrever.

Acelerar o menu ‘Iniciar’

Quando clica no botão ‘Iniciar’, para além de ver que este é extremamente grande, é razoavelmente lento na sua apresentação. Se deseja acelerar a velocidade com que é mostrado este menu, aceda ao registo do Windows (ver truques anteriores). Uma vez no Editor procure a chave [HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop]. Na janela da direita dê dois cliques no valor MenuShowDelay. Por defeito, o valor apresentado é 400, que deve ser trocado por um inferior, de preferência 0 (zero), para conseguir a maior velocidade. Feche o Editor e reinicie o Windows.

Esperar menos tempo pelo encerrar do sistema

O Windows XP demora um bocado a desligar o sistema. Se também acha isto, saiba que é possível acelerar o tempo de encerramento. Para isto vá a ‘Iniciar’ > ‘Executar’ > escreva regedit. No Editor procure a chave [HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop]. Procure na janela da direita o item WaitToKillAppTimeout. Dê dois cliques e mude o valor de 20000 para 4000. Sem sair do Editor aceda à chave [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control]. Mude de 20000 para 4000 o valor do item WaitToKillServiceTimeout. Feche o Editor e a partir de agora o XP demora um pouco menos a encerrar.

Apagar as setas dos atalhos

Como sabe, ao criar um atalho directo para algum programa, pasta ou ficheiro, aparecem sempre uma seta na parte inferior esquerda do ícone. Tirá-las é um processo simples, que não leva muito tempo. Para isto, vá a ‘Iniciar’ > ‘Executar’ e escreva regedit. Procure as chaves [HKEY_CLASSES_ROOT\lnkfile\] e [HKEY_CLASSES_ROOT\piffile\] e apague o valor IsShortCut que aparece no painel da direita. Caso deseje voltar a ter as setas nos ícones de atalho, só tem que voltar a criar o item IsShortCut em cada uma das chaves anteriores. Para isto clique com o botão direito do rato numa área livre do painel da direita e escolha ‘Novo’ > ‘Valor da cadeia’.

Saiba qual é o seu endereço IP

Se por alguma razão necessitar de saber qual é o seu endereço IP (cada computador que se liga à Internet tem um endereço IP próprio, que pode mudar ou não). Para obter esta informação, vá ao botão ‘Iniciar’ > ‘Executar’ e escreva cmd e carregue em [Enter]. Este comando abrirá uma janela em modo MS-DOS (ou como o XP lhe chama, ‘Linha de comandos’). Agora escreva a palavra ipconfig. É mostrado o seu endereço IP bem como a máscara de rede. Como referimos no início, se tem um IP dinâmico, o valor apresentado será quase sempre diferente de cada vez que se ligue à Internet (na grande maioria dos casos excepto para ligações ADSL, que normalmente têm um IP fixo).

Optimizar a cache de nível 2

O Windows XP está optimizado para usar 256 Kbytes da cache de nível 2 dos processadores. No entanto, muitos dos actuais processadores têm caches superiores, pelo que modificando este valor conseguiremos um maior rendimento do nosso PC. Para executar este truque temos que ir ao Editor de registo. Depois procure a chave [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management]. Clique com o botão direito do rato na janela da direita e seleccione ‘Novo’ > ‘Valor DWORD’. A este valor dê o nome SecondLevelDataCache, cujo valor ajustaremos para o equivalente, em Kbytes, ao tamanho da nossa cache de nível 2, em notação decimal (para saber qual é o valor da cache, pergunte na empresa onde adquiriu o computador, ou veja o site do fabricante do processador).

Reiniciar o computador em caso de bloqueio

Esta é uma forma bastante simples de reiniciar o computador sem ter que ir a ‘Iniciar’ > ‘Encerrar’ e depois seleccionar a opções de ‘Reiniciar’. Mais, este tipo de reinício que agora vamos explicar demora muito menos tempo. Deve saber o seguinte: este reinício é mais usado no caso de ter o ambiente de trabalho com muitos programas que não respondam, isto é, estejam bloqueados. Assim, pressione as teclas [Ctrl + Alt + Del]. Seleccione a guia ‘Processos’. Procure e seleccione o processo ‘explorer.exe’. Carregue no botão ‘Terminar o processo’. No ecrã do computador aparece só o fundo. Feche a janela do Gestor de tarefas do Windows e aguarde cerca de 5 segundos, até que volte a aparecer tudo. Se, por acaso, passar este tempo e não aparecer nada, carregue novamente em [Ctrl + Alt + Del]. Depois clique na guia ‘Aplicações’ e no botão ‘Nova tarefa…’. Escreva explorer.exe e [Enter]. Pronto, terá o ambiente de trabalho como antes.

Eliminar ficheiros temporários da Internet automaticamente

É possível configurar o seu navegador para que elimine, automaticamente, os ficheiros temporários de cada vez que feche o navegador. Assim, para configurar o Internet Explorer (o navegador web da Microsoft que já vem com o XP), clique no menu ‘Ferramentas’ > ‘Opções da Internet’. Clique na guia ‘Avançadas’. Desloque a barra para baixo até à área ‘Segurança’. Depois active a opção ‘Esvaziar a pasta ‘Temporary Internet Files’ quando o browser for fechado’. Agora, cada vez que feche o Internet Explorer, os ficheiros temporários serão eliminados, evitando-se assim a acumulação de lixo no computador.

Programas antigos no XP

Se transitou de outro sistema operativo para o XP, pode acontecer que tenha um programa antigo que crie problemas ao executar-se no XP. Para tentar corrê-lo neste sistema operativo, pode configurar as propriedades de compatibilidade de forma manual, para que o programa corra num modo diferente, como Windows 95 por exemplo, ou com uma configuração de ecrã e resolução distintas. Para estabelecer as propriedades de compatibilidade de um programa, clique com o botão direito do rato no ficheiro executável e, no menu, seleccione ‘Propriedades’. Active a opção de verificação ‘Executar este programa no modo de compatibilidade. Na lista que aparece, seleccione o sistema operativo onde o programa corre sem problemas. Se for necessário, mude também a configuração do ecrã e da resolução, ou desactive ainda os temas visuais do Windows XP. Depois corra o programa “antigo” quando terminar a configuração.

Mudar o nome da Reciclagem

Se pensa que o nome da Reciclagem não pode ser mudado, desengane-se, porque é possível. Para isto abra o Bloco de Notas e escreva os seguintes comandos:
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}\ShellFolder]
“Attributes”=hex:50,01,00,20
“CallForAttributes”=dword:00000000
Depois guarde o ficheiro como MudarNomeReciclagem.reg, por exemplo (não esquecer colocar a extensão .reg). Dê dois cliques neste ficheiro e responda ‘Sim’ às mensagens de aviso que aparecem. Depois vá até ao ícone da Reciclagem e dê um clique com o botão direito do rato. Verá que aparece uma nova opção, ‘Mudar o nome’. Se, por outro lado, quer que desapareça esta opção, abra novamente o bloco de notas e coloque o seguinte:
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}\ShellFolder]
“Attributes”=hex:40,01,00,20
“CallForAttributes”=dword:00000000
Grave o ficheiro com o nome que quiser (colocando no fim .reg) e execute-o da mesma forma que fez anteriormente. E pronto, lá desaparece a opção de mudar o nome à Reciclagem.

Esvaziar o ficheiro de paginação

O Windows XP utiliza o ficheiro de paginação para trocar informação entre a memória RAM e o disco duro. Quando se apaga o computador o ficheiro de paginação fica guardado no disco do computador. Assim, o melhor é eliminar o conteúdo deste ficheiro, já que podia ser utilizador por outros utilizadores para corromper o sistema. Para efectuar este truque, vamos indicar ao Windows que o esvazie automaticamente de cada vez que encerre o sistema. Começamos por ir a ‘Iniciar’ > ‘Executar’ e escrever regedit. Na chave [HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlSession ManagerMemory Management] dê dois cliques no item ClearPageFileAtShutdown, colocado no painel da direita. Na janela que aparece insira o número 1 (um) e dê ‘Ok’. Feche todas as janelas e da próxima vez que termine a sessão ou apague o PC, o Windows eliminará o conteúdo do ficheiro de paginação.

Optimização automática do disco duro durante o encerramento

O Windows XP inclui uma nova característica, que durante a fase de encerramento do sistema optimiza, automaticamente, os ficheiros que compõem o início do sistema, se tal for necessário. Esta tecnologia, chamada ‘prefetching’, encarrega-se de optimizar os recursos da máquina e permite carregar mais do que um controlador ao mesmo tempo, reduzindo sensivelmente o tempo necessário para iniciar o sistema operativo. No registo do sistema encontramos o ajuste que controla esta característica. Primeiro inicie o Editor de registo do Windows (‘Iniciar’ > ‘Executar’ > regedit). Localize a chave [HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftDfrgBootOptimizeFuntion]. Na janela da direita tem o valor ‘Enable’ (se não tem crie um novo ‘Valor da cadeia’ com o nome Enable], que deverá modificar para “Y” de forma a activar a optimização, ou “N” para desactivá-la.

Notificação de erros

De cada vez que se produz um erro no sistema, ou nos programas instalados no computador, o Windows XP mostra uma janela com a notificação de erro e pede autorização para enviar informação técnica acerca do erro para a Microsoft. Neste caso o utilizador pode optar por enviar, ou não, a informação. Se não pretende continuar a usar esta opção (que é bastante aborrecida, diga-se), pode desactivá-la. Para isto, vá a ‘Iniciar’ e depois clique com o botão direito do rato sobre ‘O meu computador’ e seleccione ‘Propriedades’. Clique na guia ‘Avançadas’. Carregue no botão ‘Relatar erros’. No quadro que aparece pode configurar a notificação de erros como bem entender (por exemplo, seleccionando ‘Desactivar o relato de erros’ e desmarcar também ‘Mas notificar quando ocorrerem erros críticos’).

Apagar lista de documentos recentes ao desligar

Caso esteja activada, o Windows tem uma opção que se chama ‘Documentos recentes’ que mostra, numa lista, os ficheiros com que trabalhou recentemente. Muitos utilizadores gostam desta opção porque permite aceder rapidamente aos ficheiros sem terem que percorrer muitas pastas no disco. Mas, se quer um pouco mais de privacidade, saiba que pode eliminar os ficheiros constantes na lista de cada vez que desligar o computador. Mais uma vez precisa de recorrer ao Editor de registo do XP. Nele procure a chave [HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionPoliciesExplorer]. No painel da direita dê um clique com o botão direito do rato e crie um novo ‘Valor DWORD’ com o nome ClearRecentDocsOnExit. Dê mais dois cliques sobre este novo item e insira o valor 1 (um). Reinicie o computador.

Ocultar o botão ‘Encerrar’

Se o seu computador é utilizado por vários utilizadores, numa mesma sessão, pode ser que deseje desactivar o botão que permite encerrar o sistema, que aparece ao clicar em ‘Iniciar’. Este é o seu caso? Então experimente este truque. Vá a ‘Iniciar’ > ‘Executar’ e escreva regedit. Procure a chave [HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionPoliciesExplorer]. No painel da direita crie um novo valor DWORD com o nome NoClose. Depois dê dois cliques neste novo item e, em ‘Dados do valor’, insira o valor 1 (um) para ocultar o botão ‘Encerrar’, ou 0 (zero) para voltar a mostrá-lo. No entanto, convém salientar que esta opção de encerramento continua a encontrar-se disponível no Gestor de Tarefas (este gestor aparece carregando nas teclas [Ctrl + Alt + Del]).

Activar a função de encriptar com o botão direito do rato

Começamos por dizer que este truque só funciona se tiver o Windows XP instalado numa partição NTFS – e só mesmo neste caso. O que vamos fazer é activar a função de encriptar que o XP oferece e que pode ficar disponível com um clique no botão direito do rato sobre uma pasta ou ficheiro. Desta forma pode proteger eficazmente dados importantes gravados no computador. Como sempre, abra o Editor de registo. Procure a chave [HKEY_LOCAL_MACHINESoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionExplorerAdvanced]. No painel da direita crie um valor DWORD com o nome EncryptionContextMenu. Dê dois cliques sobre este valor e insira o valor 1 (um). Agora, quando der um clique com o botão direito do rato sobre um ficheiro, ou pasta, aparece uma nova opção, Encriptar.

Desactivar as janelas de aviso

Enquanto está a usar o Windows XP, o sistema pode ir mostrando várias janelas de aviso na parte inferior junto ao relógio. O que acontece é que estas janelas são, na grande maioria das vezes, aborrecidas. O espectacular é que se podem “eliminar” como explicado a seguir. Abra o Editor de registo. Procure a chave [HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionExplorerAdvanced]. Na janela da direita crie o valor DWORD com o nome EnableBalloonTips. Reinicie o Windows e não voltará a ver essas janelas tão aborrecidas.

Ocultar e mostrar extensões dos nomes dos ficheiros

Quando se instala o Windows, todas as extensões estão escondidas por defeito. Mas pode acontecer que seja necessário mostrar estas extensões para poder mudá-las. Só a título de exemplo, ao descarregar um ficheiro da Internet, pode ter que alterar a extensão para que ele funcione – de .zip para .mp3, por exemplo. Alterar esta configuração é bastante simples. Abra uma pasta qualquer e vá ao menu ‘Ferramentas’ > ‘Opções de pastas’. Depois seleccione a guia ‘Ver’ e desloque a barra para baixo até encontrar o item ‘Ocultar extensões para tipos de ficheiro conhecidos’. Desmarque a caixa e já está, a partir de agora os seus ficheiros aparecem com a respectiva extensão.

Desactivar a notificação de falta de espaço no disco

Se o seu computador tem um disco pequeno, ou o que tem está demasiado cheio, o Windows vai avisando-o de tal situação. Só que ao fim de algum tempo torna-se aborrecido estar sempre a levar com a mensagem. Assim, nada como desactivar esta notificação. Para isto abra o Editor de registo do Windows e procure a chave [HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionPoliciesExplorer]. No painel da direita dá um clique com o botão direito do rato e crie um novo valor DWORD, com o nome NoLowDiskSpaceChecks. Depois dê dois cliques sobre este valor e, em ‘Dados do valor’, insira o valor 1 (um). Reinicie o computador e nunca mais voltará a ver o aviso da falta de espaço no disco.

Desactive o sistema de verificação de erros no arranque

Quando, por algum motivo, o utilizador desliga o computador à “força”, quando o sistema operativo volta a iniciar-se, o ‘Scandisk’ teima em correr. Este utilitário serve, basicamente, para verificar se existem erros em ficheiros ou no próprio disco. Mas em computadores recentes, com discos enormes, esta tarefa pode ser penosa, alargando o prazo de arranque do sistema. Também pode não interessar ao utilizador que esta acção corra sempre que o computador se desligue anormalmente. Vá até ao Editor de registo e procure a chave [HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlSession Manager]. Na janela da direita, clique duas vezes em BootExecute e mude o que lá está escrito (autocheck autochk * /) para autocheck autochk *. Depois é só fechar o Editor e reiniciar o Windows.

Desligar as pastas comprimidas pelo sistema

Se instalou um programa próprio para comprimir (ou zipar) pastas e ficheiros, como o WinZip, por exemplo, e pretende desactivar o uso de pastas comprimidas do Windows, então saiba que pode fazê-lo. Antes de mais tem que ir a ‘Iniciar’ > ‘Executar’ e, na janela, escrever o comando regsvr32 /u zipfdr.dll. No caso de mais tarde se arrepender e quiser voltar a ter tudo como estava, basta escrever regsvr32 zipfdr.dll.

Restringir o acesso a ‘Adicionar ou remover programas’

Este truque é especialmente indicado para utilizadores que partilham o computador com várias pessoas. Esta situação pode ser problemática, pois pessoas com menos conhecimentos podem mudar configurações do equipamento, bem como adicionarem ou removerem programas sem nossa autorização (ou conhecimento). Para isto, temos um truque. Convém que cada utilizador tenha uma conta criada. Assim, aos utilizadores que pretende restringir o acesso, só tem que aplicar este truque, para que não consigam adicionar ou remover programas, ferramenta que se encontra no ‘Painel de Controlo’. Primeiro entre na conta de cada utilizador. Depois, abra o Editor de registo e procure a chave [HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionUninstall]. Na janela da direita, crie um valor DWORD (ver truques anteriores como fazer) com o nome NoAddRemovePrograms. Clique duas vezes sobre este item e nos ‘Dados do valor’ insira o valor 1 (um). Como nota final, se na chave anterior chegar a ‘CurrentVersion’ e não tiver a pasta ‘Unistall’, terá que a criar. Clique com o botão direito do rato sobre a pasta ‘CurrentVersion’ e, no menu, mande criar uma nova chave a que vai chamar Uninstall. Depois é só seguir o resto do truque.

Desactive o ‘prefetcher’ e melhore a performance do PC

O Windows XP recorre ao ‘prefetch’ para carregar em memória os componentes mais usados pelos programas. Assim, o arranque e a abertura do software ficam um pouco mais rápida. Se abrir a pasta ‘Windows’, verá que tem lá a pasta ‘Prefetch’, que possui um “relatório” que indica quais os componentes mais utilizados e que têm preferência no carregamento. Para além disto, o XP recorre a estes “relatórios” para escolher os programas que necessitam de ser desfragmentados primeiro. Mas, em máquinas com pouca memória (e espaço em disco também), desactivar o ‘prefetcher’ pode aumentar significativamente o desempenho. É fácil. Vá a ‘Iniciar’ > ‘Executar’ e escreva regedit. No Editor procure a chave [HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlSession ManagerMemory ManagementPrefetchParameters]. Na janela da direita clique duas vezes em EnablePrefetcher. No quadro que aparece, mude o valor para 0 (zero). Feche o Editor, reinicie o computador, vá até às pastas WindowsPrefetch (no disco principal) e apague os ficheiros que lá encontrar (sem medo).

Pasta a abrir mais rapidamente

Veja a seguir o que uma pequena linha de comando pode fazer pelo computador. Ao introduzi-la correctamente, vai verificar que as pasta tendem a abrir um pouco mais rápido do que faziam anteriormente. Para avançar com este pequeno truque, vá a ‘Iniciar’ > ‘Executar’ e escreva system.ini. Uma vez aberto este ficheiro, procure a chave [386nh] e coloque o cursor à frente desta e carregue em [Enter]. Na nova linha escreva conservativeswapfileusage=1. Grave o ficheiro e reinicie o computador.

Restringir o acesso ao Restauro do Sistema

O Restauro do Sistema é uma útil ferramenta que permite aos utilizadores reverterem alterações às definições e configurações do Windows, para determinado ponto no tempo (chamados pontos de restauro). Isto é, se algo modificou o normal funcionamento do sistema operativo é possível voltar a ter tudo como anteriormente, bastando fazer um restauro do sistema, para um ponto que se saiba que tudo estava a funcionar perfeitamente. Mas se isto pode ter (muitas) vantagens, também é possível que não exista interesse a determinado utilizador disponibilizar acesso a esta ferramenta. Quer saber como é que pode restringir o acesso ao Restauro do Sistema, a partir do botão ‘Iniciar’, e às suas definições, a partir do Painel de Controlo? Então aqui fica a dica. Vá ao botão ‘Iniciar’ > ‘Executar’ e escreva regedit, o que faz abrir o Editor de Registo do Windows. Procure a seguinte chave [HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREPoliciesMicrosoftWindowsNTSystemRestore]. No caso desta última chave (‘SystemRestore’) não existir, tem que a criar: clique com o botão direito sobre a pasta ‘Windows NT’, escolha ‘Novo’ > ‘Chave’ e escreva “SystemRestore” (sem as aspas). Se somente pretende “desligar” o acesso ao Restauro do Sistema a partir do botão ‘Iniciar’ (‘Iniciar’ > ‘Programas’ > ‘Acessórios’ > ‘Ferramentas do Sistema’ > ‘Restauro do Sistema’), crie na janela da direita, da chave
anteriormente referida, um novo valor DWORD (clique com o botão direito do rato sobre uma área livre da janela da direita e escolha esta opção no menu que surge). Dê o nome “DisableSR” (sem aspas), clique duas vezes sobre ele e troque o valor “0” por “1”. Se o que pretende é restringir o acesso às definições do Restauro do Sistema (‘Painel de Controlo’ > ‘Sistema’ > guia ‘Restauro do Sistema’), então deve criar um valor DWORD com o nome “DisableConfig” e alterar o valor "0" (zero) por "1" (um). As alterações dão-se de imediato. Estas não impedem o Windows de continuar a fazer os pontos de restauro automaticamente (como normalmente o faz – a não ser que a função esteja inactiva por opção do utilizador), mas impede o acesso para o restaurar.

Impedir que outros utilizadores façam ‘downloads’ da Internet

O Windows XP oferece a possibilidade de impedir que os utilizadores de um mesmo equipamento efectuem descargas de ficheiros a partir da Internet. Para conseguir isto, temos que recorrer ao registo do Windows. Mas atenção, esta restrição só afecta o utilizador ao qual se está a aplicar a restrição, pelo que, logicamente, há que fazer este truque “dentro” da próprio conta do utilizador a restringir. No Editor de registo (‘Iniciar’ > ‘Executar’ > regedit’) procure a chave [HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionInternet SettingsZones]. Ao abrir a última pasta (isto é, depois de clicar no sinal +), ‘Zones’, vê várias pastas, e a que interessa é a número 3. Clicando sobre esta encontra, no painel direito, os valores que tem associados. Procure o valor 1803 e dê um duplo clique com o rato sobre ele. Em ‘Dados do valor’ deve inserir o valor 3 e ‘Ok’. Assim, da próxima vez que o utilizador restringido tentar descarregar algo da Internet receberá uma mensagem de aviso de que a segurança não autoriza a descarga desse ficheiro.

Imobilizar os ícones do ‘desktop’

No Windows XP pode-se imobilizar os ícones que se encontram no Ambiente de Trabalho, recorrendo, como sempre, ao nosso amigo registo do Windows. Assim, depois de abrir o Editor de registo procure a chave [HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionPoliciesExplorer]. Com esta pasta seleccionada, clique com o botão direito do rato numa área livre do painel da direita. Crie um valor DWORD, ao qual vai dar o nome NoSaveSettings. Novo duplo clique neste valor e insira o valor 1 (um). Finalmente feche todas as janelas e reinicie o computador.

Eliminar o ícone do utilizador no botão ‘Iniciar’

De cada vez que vai ao botão ‘Iniciar’, aparece, no topo, o ícone do utilizador. Se apetecer ocultá-lo, só tem que seguir estes passos. Entre no Windows como administrador, vá a ‘Iniciar’ > ‘Executar’ e escreva regedit. No Editor procure a chave [HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionPoliciesExplorer]. No painel da direita vai criar um novo valor DWORD com o nome NoUserNameInStartMenu. Clique duas vezes sobre este novo item e, em ‘Dados do valor’, coloque o valor 1 (um). Depois reinicie o computador e vá até ‘Iniciar’. Já não deve aparecer o ícone do utilizador, como anteriormente.

Desactivar pasta de documentos partilhados

O Windows XP cria por defeito uma pasta com o nome ‘Documentos partilhados’. Esta é essencialmente interessante para uso em rede. Mas quem não tem uma rede em casa, pouco lhe poderá dizer esta pasta. Ter esta característica activada consome espaço no disco e, assim, se quer eliminar esta pasta, só tem que seguir este truque. Mais uma vez dirija-se ao Editor de registo do Windows. Aqui, procure a chave [HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionExplorerMyComputerIconsNameSpaceDelegateFolders]. Agora deve encontrar a subchave {59031a47-3f72-44a7-89c5-5595fe6b30ee}. Só tem que apagá-la e fechar o registo (não é preciso reiniciar o computador).

Nota: Não me responsabilizo por danos causados no PC, se seguirem a risca nao vão ter problemas.

Sem comentários: